04 julho 2011

Midnighters, por Scott Westerfeld

Em Bixby, Oklahoma, os dias têm 25 horas. Mas apenas para alguns. Todas as noites, durante uma hora, a cidade de Bixby fica entregue a criaturas das trevas que assombram o local. Apenas um pequeno grupo de adolescentes sabe da Hora Secreta - eles são os únicos que conseguem se mover durante esse tempo que começa à meia-noite. Eles se autodenominam 'Midnighters'. 
Midnighters - A Hora Secreta por Scott Westerfeld
Editora: iD
ISBN: 9788516067489
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 350
Classificação: 
Feita por: Raíssa

       Midnighters conta a história de Jessica Day, uma garota de 16 anos que morava em Chicago e acaba se mudando para Bixby, Oklahoma, devido ao novo emprego de sua mãe. Logo no começo, vemos que a protagonista tem 'O Foco', o que quer dizer que ela consegue andar livremente no Tempo Azul, uma hora inteira espremida em um único instante, que acontece à meia-noite, onde nada elétrico funciona e os Darklings e Rastejantes - criaturas perigosas que criaram a hora azul para se proteger - vivem. Ou seja, ela é uma Midnighter.

       Junto com ela, estão Desdemona (aka Dess), Rex, Melissa e Jonathan, também midnighters, cada um com um 'talento' diferente. Rex consegue ver, saber, o que foi tocado pela hora azul, a história, o que faz parte do mundo midnighter. Dess é uma polímata, o que significa que ela é uma pessoa incrivelmente inteligente, principalmente em matemática, matéria que ela adora e com que lida muito bem. Melissa é, digamos assim, uma caçadora-de-mentes, ela consegue rastrear, manipular e de certa forma ler mentes, associando cada uma com um 'gosto' diferente. Jonathan é imune a gravidade, ele pode, literalmente, flutuar, dar pulos incrivelmente altos, chegar ao ponto de quase voar. Por causa de alguns desentendimentos com Rex, ele é independente, não faz parte do grupo, e só se junta a eles caso seja extremamente necessário.   

       Os darklings e rastejantes são como animais selvagens, só atacam quando são perturbados ou se sentem ameaçados, de modo que na maior parte do tempo, os Midnighters simplesmente os ignoram. Esse fato muda quando Jess chega. Eles apresentam um súbito interesse e medo dela, de modo que sempre que tem chance, eles a atacam, e ela vira um alvo em potencial, sem saber o motivo. Presume-se que seja por sua habilidade especial não-identificada, logo, ao longo do livro vemos Jessica tentando fugir dessas criaturas e tentando descobrir qual é o seu talento, e é nisso em que gira a história, descobrir, afinal, qual é a habilidade especial dela. 

       Não consegui me apegar a nenhum dos personagens direito, exceto Dess. Foi por ela que eu terminei o livro. Achei que faltou alguma coisa neles, que suas personalidades deveriam ser mais trabalhadas. Jonathan e Jessica são imprudentes e irresponsáveis, Rex é mandão demais e Melissa é muito egoísta. Parece que durante todo livro esses são os únicos traços que mais aparecem.

       Sinceramente, eu não gostei. A IDEIA é muito boa, criativa, mas a história em si não me prendeu. Logo o livro se tornou repetitivo, e toda hora eu pensava: ok, e de que serviu essa informação? Qual é o objetivo disso? Muitos capítulos soltos, que em nada acrescentam ao enredo. A sinopse também, que deveria ser uma síntese sobre o livro, não conta praticamente nada, então quando você vê o livro na livraria e pensa em comprar, se não tiver lido algo sobre ele, fica sem ideia do que vai ler. A capa, parecida com a norte-americana, foi o que mais me atraiu a comprar o livro. 
Postado por Raíssa e Mari às 18:39

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...